4 REGRAS DE TIPOGRAFIA QUE TODO DESIGNER PRECISA SABER



Tipografia é, simplesmente, a arte e a técnica de arranjar o tipo. É central para o trabalho e as habilidades de um designer e é muito mais do que fazer as palavras legíveis. Sua escolha de tipo de letra e como fazê-lo funcionar com o seu layout, grade, esquema de cores, tema de design e assim por diante fará a diferença entre um bom, mau e grande design.

Existem muitos tutoriais de tipografia ao redor para ajudá-lo a dominar a disciplina. Mas a boa tipografia costuma ser a intuição criativa. Uma vez que você estiver confortável com o básico, visite alguns recursos de tipografia para investigar famílias de fontes e descobrir alguns pares de fontes que são feitos um para o outro.

Já falamos de tipografia em outro artigo, você pode conferir clicando aqui.

Escolhendo uma fonte


Há um espantoso conjunto de fontes pagas e gratuitas para escolher online. Mas com grande poder vem grande responsabilidade. Apenas porque você pode escolher de uma biblioteca vasta não significa que você tem que; Há algo a ser dito para pintar com uma paleta limitada, e fontes testadas e testadas como Helvetica continuam a nos servir bem.

Um tipo de letra, como qualquer forma de design, é criado por artesãos durante um período de tempo substancial, usando o talento ea experiência que têm sido aprimorando por muitos anos. E os benefícios de uma fonte projetada profissionalmente - vários pesos e estilos para formar uma família completa, pares de kerning cuidadosamente considerados, suporte multilíngüe com caracteres internacionais, expressivos glifos alternativos para adicionar caráter e variedade ao tipo de configuração - nem sempre são encontrados em Uma fonte disponível gratuitamente.

Aqui estão algumas das considerações tipográficas mais importantes que os designers profissionais precisam levar em conta.


01. Tamanho


Todos os tipos de letra não são criados igualmente. Alguns são gordos e largos; Alguns são finos e estreitos. Assim, as palavras definidas em diferentes tipos de letra podem ocupar uma quantidade muito diferente de espaço na página.

A altura de cada personagem é conhecida como "altura-x" (simplesmente porque é baseada na letra 'x'). Ao emparelhar tipos de letra - como quando se usa uma face diferente para denotar uma área de atenção - geralmente é aconselhável usar aqueles que compartilham uma altura x similar. A largura de cada caractere é conhecida como a "largura definida", que abrange o corpo da letra mais um espaço que atua como um buffer com outra letra.

O método mais comum usado para medir o tipo é o sistema de pontos, que remonta ao século XVIII. Um ponto é 1/72 de polegada. 12 pontos fazem uma pica, uma unidade usada para medir a largura das colunas. Tamanhos de tipo também podem ser medidos em polegadas, milímetros ou pixels.

02. Leading


Leading descreve o espaço vertical entre cada linha de tipo. É chamado isso porque tiras de chumbo foram originalmente usados ​​para separar linhas de tipo nos dias de composição de metal.

Para o texto do corpo legível que é confortável de ler, uma regra geral é que o seu valor de liderança deve ser maior do que o tamanho da fonte; Em qualquer lugar de 1,25 a 1,5 vezes.

03. Rastreamento e kerning


Kerning descreve o ato de ajustar o espaço entre os personagens para criar um emparelhamento harmonioso. Por exemplo, quando um maiúsculo 'A' encontra um maiúsculo 'V', seus traços diagonais são normalmente kerned de modo que a parte superior esquerda do 'V' fica acima da parte inferior direita do 'A'.

Kerning semelhante, mas não o mesmo que, 'tracking'; Isso se relaciona com o espaçamento de todos os caracteres e é aplicado uniformemente.

Comentários